Agronegócio
Leilão Montana RS chega à 24ª edição com novidades
Evento ocorre às 19h desta terça-feira dentro da programação da 96º Expofeira
Divulgação -
Os touros da safra 2020 da Estância da Gruta com avaliação genética completa e genômica vão à venda na Associação Rural de Pelotas (ARP), na noite desta terça-feira (4), durante a 96ª Expofeira Pelotas. Antes do leilão, às 16h, será realizado o julgamento dos touros pela jurada Clelia Brissac de Camargo Pacheco, tradicional criadora de Montana e Bonsmara em Bauru, São Paulo. Na abertura do 24° Leilão Montana RS, às 19h, na pista de remates, haverá apresentação da Orquestra Estudantil do Areal, numa parceria com o projeto Arte na Rural.
Junto com os touros, também irão à venda fêmeas superprecoces, abertas e novilhas de dois anos da Estância Chaves, prontas para emprenhar na estação de monta. Há exatos 24 anos, na abertura da primavera, a
Estância da Gruta oferece seus melhores touros no Leilão Montana RS,.
Selecionadora da raça há 30 anos, a Estância da Gruta emprega o que há de mais moderno em termos de melhoramento genético para obter um rebanho cada vez mais produtivo. "Desde o início nós usamos as principais ferramentas do melhoramento genético para obter animais cada vez mais produtivos. Como o Montana é um composto, usamos a heterose e a complementaridade entre raças ao seu máximo, além da avaliação genética calculada pelos geneticistas da Universidade de São Paulo (USP/Pirassununga) desde a primeira safra", informa Anna Luiza Sampaio Di Cameli, titular da Estância da Gruta.
Além da avaliação genética tradicional, nos últimos anos, o Montana passou a calcular as DEPs para características de carcaça (área de olho de lombo, espessura de gordura e marmoreio), sempre medida em animais jovens, e as DEPs reprodutivas, como a probabilidade de prenhez aos 14 meses e produtividade acumulada de vacas, que trazem informações importantes para elevar os níveis de produtividade das estâncias cada vez mais.
A grande novidade da safra 2020, que vai à venda este ano, são as DEPs Genômicas. Segundo a superintendente técnica da Associação Internacional dos Criadores de Montana, Gabriela Giacomini, a genômica é o que se tem de mais avançado em termos de melhoramento genético. "Através de tecnologias modernas, o DNA de cada animal é analisado para uma série de características produtivas. Os resultados dessas análises trazem muito mais confiança para as DEPs que calculamos. Cada tourinho jovem passa a ter uma análise semelhante a um animal com 20 ou 30 filhos avaliados. Numa receita, a genômica seria o fermento", ressalta.
O leilão é comandado por Eduardo Knorr, da Knorr Leilões e será transmitido pelo Lance Rural. Para baixar o catálogo e saber mais sobre o Montana, acesse o site da Estância da Gruta.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário